Oito Coisas Que Podem Estragar O Nosso Computador

Saiba passo a passo como proteger o seu computador

Computadores são vistos como equipamentos robustos e fáceis de usar, mas alguns descuidos podem colocar o sistema em risco e comprometer a vida útil. Forçar o desligamento da máquina tirando da tomada, esquecer de atualizar o Windows,
fazer overclock sem conhecimento e até apagar arquivos desconhecidos como o System32 são práticas que podem reduzir a duração do nosso PC. Além disso, podemos estragar de vez o computador ou trazer prejuízos ao trocar peças estragadas. Iremos ver a seguir oito coisas que, se fizer-mos, pode estragar o computador.

1. Overclock
Overclock dá mais desempenho, mas também representa riscos.
Overclock consiste em acelerar o funcionamento de partes do hardware para melhorar o desesmpenho. Essa prática costuma envolver a sobrealimentação de energia de peças do PC, como processador e placa de vídeo. Entretanto, exageros podem desgastar esses componentes por causa do calor, provocando danos irreversíveis com o tempo. O overclock não é necessariamente algo mau, mas precisa ser feito com muito cuidado e atenção para evitar causar problemas no computador.

2. Instalar apps de origem desconhecida
Devemos ter cuidado com as origens dos aplicativos que instalamos no computador.
A principal lacuna de segurança de qualquer sistema é o user que não tem cuidado. Instalar apps de origem desconhecida pode ser a porta de entrada para
todo tipo de malware , inclusive os
ransomwares mais agressivos ao nosso PC. A dica aqui é sempre ter cuidado e baixar os programas de que precisa em fontes confiáveis. Verificar o endereço do site em que faremos o download e garantir que se trata de uma página segura. E, claro, sempre devemos ter um antivírus actualizado para qualquer eventualidade.

3. Deixar cair a máquina
HDs são delicados e podem ser inutilizados com impactos.
Notebooks são especialmente vulneráveis a impactos. Basta cair de leve para que o dispositivo entorte, a tela parta-se ou portas e interfaces como USB e HDMI deixem de funcionar. No caso de máquinas com HDs convencionais, uma queda pode representar a inutilização do HD e perda de todos os nossos dados. Portanto, devemos ter muito cuidado com como lidamos com o nosso PC, e nunca colocar notebooks em lugares de risco, como na beira da mesa.

4. Fonte de energia de baixa capacidade
Fonte de energia é um componente crucial, mas muitas vezes ignorado, do PC.
O sistema corre risco de ser danificado por uma fonte de energia subdimensionada, ou seja, que entrega potência inferior àquela necessária para o nosso computador funcionar correctamente. Dependendo da situação, cortes de fornecimento de energia ao HD podem causar o corrompimento de informações e perda de arquivos.
Em casos mais graves, outros componentes podem ter seu funcionamento prejudicado e sofrer avarias pela oscilação no fornecimento de energia. Para evitar dores de cabeça, há métodos para descobrir a potência requerida pelo seu sistema e, assim, escolher a fonte correta.

5. Deixar o sistema operacional e as apps desatualizadas
Atualizações são importantes para manter seu sistema seguro e funcionando corretamente.
Sistemas operacionais recebem actualizacoes frequentes por necessidade. Casos como correcção de problemas, melhorias de desempenho e solução de brechas de segurança graves são resolvidos graças às actualizações.
Muitas pessoas se irritam com os updates do Windows e macOS , mas não realizá-los com frequência pode significar expor o nosso computador à acção de criminosos. O mesmo vale para apps instaladas no computador. Sempre que o nosso navegador, cliente torrent, app de e-mail ou mensageiro receber uma actualização, procuremos aplicá-la imediatamente.

6. Não desligar corretamente
Não desligar corretamente o computador pode causar danos e perda de arquivos.
Sistemas operacionais precisam desactivar uma série de recursos antes de suspenderem actividade, e esse procedimento só ocorre se você desligar o PC correctamente. Forçar o desligamento arrancando o computador da tomada ou segurando o botão liga/desliga impede esses processos e pode contribuir para o corrompimento de dados presentes no HDD ou SSD. Além de ser importante desligar o PC de vez em quando, é fundamental que façamos isso corretamente.

7. Apagar o que não devemos
Cuidado com pastas e arquivos do sistema.
Um sistema operacional é como uma app: ele consiste em uma série de arquivos e pastas sensíveis, que são necessárias para o funcionamento do sistema como um todo. Assim, não devemos mexer descuidadamente em pastas como System32 e tantas outras, dedicadas ao funcionamento do Windows, Linux ou macOS.
Por exemplo, apagar a pasta System32 do Windows, alvo de uma brincadeira perigosa nas redes sociais , pode impedir o sistema de reiniciar e acessar os arquivos do HDD. Em geral, se não sabemos qual é a utilidade de um arquivo ou pasta do sistema, evitemos fazer qualquer alteração neles e limite-mo-nos a interagir com os documentos que reconhecemos como nossos.

8. Atualização de BIOS mal-sucedida
Atualizar a BIOS é um procedimento que precisa ser feito com atenção.
Actualmente, notebooks e placas-mãe aplicam alguns mecanismos que tornam difícil ao user a
actualização incorrecta da BIOS com uma versão imprópria. Entretanto, o risco sempre existe e é por isso que o procedimento de actualização desse componente deve sempre ser feito com muita atenção. Uma BIOS actualizada incorrectamente pode inutilizar a placa do computador, acarretando custos bem elevados de manutenção. O primeiro passo importante é garantir energia estável. Outra precaução é usar actualizadores oferecidos pelos fabricantes e ler com muita atenção as instruções na tela . Uma BIOS actualizada incorretamente pode inutilizar a placa do computador, acarretando custos bem elevados de manutenção.