Saiba algumas dicas para se manter seguro enquanto navegas

Com todas as recentes violações de Segurança e histórias de brechas em websites e redes sociais, as pessoas estão se precavendo cada vez mais para manter os seus dados protegidos e sua privacidade respeitada enquanto navega.
Como uma empresa que actua no ramo informático a mais de 8 anos e armazenando dezenas de terabytes em dados de clientes, uma das nossas maiores precupações é manter os dados suficientemente protegido, atendendo que uma simples falha pode resultar em danos catastróficos.

Acreditamos que você também precisa levar um pouco mais a serio a questão de segurança por isso seleccionamos algumas dicas para melhorar sua segurança online sem ter que desistir de sua vida na web.

  1. Use um algoritmo de senha em vez de uma senha

Esta é definitivamente uma das maneiras mais fáceis de se proteger online.

Uma das maiores vulnerabilidades que as pessoas têm é a reutilização da mesma senha para várias contas, de modo que, se algum invasor obtiver sua senha, ela poderá experimentá-la em todas as contas que você tem e, assim, conseguirá acessar todos os seus dados.

Lembrar de uma dezena de senhas é difícil, e é por isso que a maioria de nós mantém uma senha para tudo.

Mas há uma técnica simples para criar senhas complexas e você lembrar delas facilmente. Chama-se algoritmo de senha. Nada mais é do que uma regra simples. Por exemplo, pegue uma frase de uma música, poema ou de um livro, enfim, uma frase que marcou você e nunca foi esquecida.

Agora pegue a primeira letra de cada palavra da frase e forme sua senha.

E incremente a segurança intercalando as letras com maiúsculas e minúsculas. Fazendo isso você terá uma senha mais segura do que apenas sua data de nascimento, de casamento, ou algum documento seu. Hackers e até bisbilhoteiros conseguem achar facilmente esse tipo de senha.

Você só precisa lembrar como aplicar o algoritmo para um determinado site e nunca mais precisará ficar lembrando ou anotando senhas.

1.2. Crie senhas difíceis de serem descobertas

Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que seis caracteres. Também é importante não guardar suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro aplicativo. Se necessitar anotar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Além disso, evite usar a mesma senha em vários serviços.

Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.

2. Use um navegador privado

A configuração de uma janela no modo privado no Mozilla Firefox ou no Google Chrome é uma boa maneira de proteger rapidamente suas atividades online, mas está longe de ser completa.

Além disso, ela requer especificamente a abertura de uma outra janela de navegação, o que sai do uso padrão de usuários que não tem muita intimidade com informática.

Sim, as pessoas devem cuidar mais de sua privacidade, mas, às vezes, nem sempre é possível que todos tenham essa consciência e conhecimento. A melhor opção nesse caso é ter um navegador privado e usá-lo para tudo. Boas opções incluem o Tor e Epic, que são browsers simples, com interface amigável e mesmo usuários iniciantes conseguem utilizar.

3. Use uma rede VPN, especialmente em redes públicas

As VPNs (Redes Privadas Virtuais) se tornaram populares por empresas, nas quais os funcionários podiam acessar dados dos servidores, com segurança, mesmo que estivem fora da companhia, em uma viagem profissional, por exemplo. E assim as VPNs expandiram-se para o público em geral.

É também uma das melhores maneiras de garantir sua privacidade.

Embora as VPNs “gratuitas” estejam disponíveis, não as recomendamos de jeito nenhum. Vale a pena investir algum dinheiro (o custo é bem acessível) para proteger seus dados.

4. Lembre de terminar as sessões sempre que navegares em computadores partilhados

Ao acessar seu e-mail, sua conta em uma loja on-lne, seu perfil no Facebook, seu internet bankingou qualquer outro serviço que exige nome de usuário e senha, clique no botão/link de nome LogoutLogoffSairDesconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente realiza este procedimento simplesmente fechando a janela do navegador ou entrando em outro endereço a partir dali.

5. Seja Cuidadoso ao interagir com e-mails não solicitados

phishing é a melhor maneira de os hackers obterem suas informações; E se você acha que pode identificar uma tentativa desse tipo de golpe, certamente não conseguirá.

O nível de sofisticação aumenta a cada dia e as consequências da queda por uma tentativa de phishing podem ser catastróficas

Se aparecer um e-mail não esperado, seja do seu banco, cartão de crédito ou outro site em que você tem uma conta, e que solicita um clique em um link ou para fazer um download, não o faça. Vá diretamente ao site do banco, do cartão ou o que seja para verificar se a solicitação procede. Se preferir, entre em contato por telefone e questione sobre a solicitação. Geralmente, bancos e administradoras de cartões não pedem para atualizar senhas ou dados pessoais por e-mail.

Se o e-mail for legítimo, haverá uma notificação na página da sua conta bancária na maioria dos casos, onde você poderá visualizar ou fazer o download de qualquer informação que precisar ver.

Se não houver registro de qualquer assunto sobre o email, informe-o imediatamente e verifique se suas contas foram comprometidas.

  6. Cubra ou desconecte sua webcam e microfone

Se um hacker conseguir acessar o seu computador, ele provavelmente poderá acessar tudo o que quiser, e isso inclui sua webcam e seu microfone.

Nada pode ser mais invasivo do que ter algum hacker assistindo o que está acontecendo em sua casa ou ouvindo suas conversas, então se você pode desconectar sua webcam e microfone quando não estiverem em uso, faça isso.

7. Verifique regularmente se seus dados estão comprometidos

Assim como se verifica sua conta bancária, aplicações e faturas de cartão  de crédito para saber se não houve erros (ou até possíveis fraudes), você deve verificar regularmente se seus dados foram comprometidos por terceiros.

Existem vários sites para verificar se seu e-mail, senhas ou outros dados foram comprometidos por um hack para que você possa tomar medidas para proteger suas contas.

Haveibeenpwned e BreachAlarm são dois dos mais utilizados.

8.  Matenha Seu  antivírus e seu sistema operacional sempre actualizado

Você certamente sabe que é importante instalar softwares de segurança em seu computador, como um antivírus. Mas, além de instalá-lo, é necessário se certificar de que o programa é atualizado constantemente, do contrário, o antivírus não “saberá” da existência de malwares novos. Praticamente todos os antivírus atuais têm atualizações automáticas definidas por padrão, mas é sempre bom verificar.

Também é importantíssimo instalar as atualizações do seu sistema operacional, inclusive em seus dispositivos móveis (tablets e smartphones). Para que você não tenha que se preocupar com isso constantemente, verifique se o seu sistema operacional possui a funcionalidade de atualização automática ativada (a maioria tem este recurso, como as versões mais recentes do Windows ou do Ubuntu Linux).

9.Cuidado com descargas (downloads)

e você usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo possui alguma característica estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno para o tipo do arquivo ou informações de descrição suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por músicas, vídeos, fotos, aplicativos e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.

Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de softwares “milagrosos”, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar a sua performance, por exemplo.

  10. Evite o uso de softwares piratas

Jogos, aplicativos de escritório, sistemas operacionais e editores de imagens estão entre os softwares mais pirateados. Seu uso pode parecer vantajoso por causa do baixo custo, mas entre outros problemas, programas nessa condição representam perigo porque podem ser distribuídos com malwares e, muitas vezes, não contam com as atualizações de segurança que o desenvolvedor disponibiliza para as cópias originais.

Por isso recomendamos sempre comprar original , voce pode contractar empresas especializadas para fornecer softwares originais.

Este post continua ,voce pode ler o próximo artigo relacionado Aqui