Continuação :Saiba algumas dicas para se manter seguro enquanto navegas

Este é o segundo artigo que disponibilizamos para ajudar aos nossos leitores a melhorar suas habilidades em segurança digital , se ainda não leste o primeiro artigo. Recomendamos que comece lendo o mesmo antes do presente, e você pode encontrar aqui: Saiba algumas dicas para se manter seguro enquanto navegas

Como enfatizamos no artigo anterior, dando continuidade a seguir a outras dicas:

11. Cuidado com links em mensagens instantâneas e redes sociais

Alguns malwares (virus) podem, mesmo que temporariamente, aproveitar que o usuário está utilizando serviços de mensagens instantâneas como WhatsApp, Telegram e Skype para emitir mensagens automáticas com links para vírus ou sites maliciosos durante uma conversa. Em situações desse tipo, é comum que a parte que recebeu a mensagem pense que a outra pessoa realmente a enviou e, assim, acaba clicando no link com a maior boa vontade.

Pessoa facilmente caiem em jogos sujos com titulos como: “Veja Como ganhei dinheiro 10 mil USD em 1 semana”, “Vi minha retrospectiva neste link veja também a sua“, O banco X esta dando 20 mil, clique no link para Ganhar,” mensagens como esta que muita das vezes pedem para você para partilhar com seu contacto para que o prometido realmente aconteça , mais abra os olhos é tudo truque para você inserir seus dados sigilosos em algum formulário de registo o qual muita das vezes as vitimas preenchem seus e-mails e para piorar as suas senha relacionado com o e-mail:

NB: Lembre-se que todos site que requerem email e senha para fazer algum registo, não significa que deve inserir a senha relacionada com o email , faça sempre a questão de ter senhas diferentes para cada conta, por mais que o e-mail seja o mesmo.

12. Use verificação em dois passos

árias empresas, como Google, Apple e Microsoft, oferecem em seus serviços a opção de verificação em duas etapas (two-factor authentication). Com ela, você deve informar um código após efetuar login, do contrário, não terá acesso ao serviço, mesmo que digite a senha corretamente.

Na maioria das empresas, o código é enviado por SMS. Assim, só você tem acesso a ele. Mas o código também pode ser emitido por dispositivos do tipo “token” (como aqueles usados por bancos) ou por aplicativos (como o Google Autenticador).

13. Tenha assessoria constante de uma empresa ou especialista

A tecnologia de informação e Comunicação é um sector que mais evolui , sempre a segurança evoluir , sempre alguém também consegue criar algoritmos com engenharia reversa capaz de burlar a segurança as vezes ate quebrar a criptografia , por isso recomendamos seriamente em contractar pessoas ou empresas que possa ajuda-lo a trilhar a sua jornada cada vez mais segura.

Se estais em Moçambique e procura por empresas que possam auxiliar na matéria em questão , a New Tech Moçambique disponibiliza serviços de Consultoria e assessoria grátis, bastando para isso contactar clicando qui.